Outra aula de composição. E dessa vez, não foi pouca coisa que tivemos que assimilar: centralização de assuntos, regra dos terços, a posição dos elementos na foto e perspectivas. Como já se tornou costume, a professora passou uma atividade prática sobre esses elementos de composição. Outro costume é a presença da minha colega/amiga/grude Thainá como minha modelo nas fotos. Escolhi o CAHL, porque - sincera e primeiramente - estava com preguiça de andar por Cachoeira, e também porque acho o campus muito bonito, apesar de cinzento.
Centralização do Assunto: Quando se quer expor mais de um elemento, mas enfatizar apenas um. Centraliza-se o objeto que quer enfatizar, destacando-o dos demais.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhmtXZ9_57ydeDfh4Q7FccYjYjZQ2caJnLJDeenFeypMUpy-3JEQva7ifSCW9JXHrpGLwuT32HJo6jzLuUwiFxcog06RhncDGprpI0Y5Rqg91650ckHZevp9h63ttZEoKnkSKqKjLuD2Jo/s640/DSCF5164.jpg) |
Thainá como objeto central da minha foto, mas também mostra partes do CAHL, e os telhados dos prédios ao redor, além de uma parte da Serra e o céu. |
Regra dos terços: Caso haja muitos objetos em cena,
onde todos precisam ser apreciados,
usa-se essa técnica.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj14u9_c5EJHQhPELiMx71b_cF-fDmv5vF9yMEQKV75JVJ_4Yzr2JVqWriaGU9k-8KDJSFZEEot2MzKLLPDRMS_z77Dq1mRTsXXVdVKvdjccKFjLRzMz8CliZCuaZsU0Ou17XNJClvkBNQ/s640/DSCF5181.jpg) |
Thainá e a copa das árvores do CAHL disputam o espaço de atenção na foto. |
Posicionamento de Elementos: Uma imagem pode querer passar diversas mensagens, e essa técnica ajuda a transmitir a mensagem desejada. Pois, a partir do momento em que se posiciona algo em determinada posição ou muda a localização de algo existente antes, a mensagem pode transparecer algo completamente diferente.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgRfSwSX1qyGLfEvWmClO5u8KBkhWElAgrpZ0vnTvGoD_XXWkQ5dxSJgT1N9Evp66Fclzl7fVjcO6q0IWKDjLC85_d3WWmggYzrsOl4MEZFJtvb0E27oZSv7oRbDmHPD6HCoBuQw2kgUgI/s640/DSCF5165.jpg) |
Entrando na foto: A impressão que se passa é de que Thainá está indo em direção ao centro da foto, como se seu interesse pelo que está vendo aumentasse ao ponto de querer se aproximar mais. |
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi-MVZbPh_vyJCzeQA2sJONXl2G348k_2PefFV3vuSCIuAkGOVV1aC-V5i3cWcBh1LQM3OkvtYVfOavn9-VcOpETS1rp3qbbXbne5pH4Ku4Uwu-BhYOlVYibBSrT-RJuTgaJO3_JkfFOXs/s640/DSCF5166.jpg) |
Saindo da foto: A simples mudança de perspectiva, já faz parecer que Thainá está saindo de onde estava, enquanto conversa com alguém e sorri. |
Perspectivas: Subdividida em duas, as perspectivas são o Plongée - que traduzido do Francês, quer dizer "mergulho" - e Contra-Plongée. O Plongée quer dar uma ideia de posição superior de quem vê em relação a quem está sendo visto (elemento da foto), já o contra-plongée, como o nome já indica, é o contrário; quem vê é menor perante quem está sendo visto.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgW4kbwrR7wp6zQl1o7vpmsfG_77SVvZdnZtKV16SI2EmZNvLNLjEsu-XEkfTk05FQU90q1WvCyox-SnmmkfgQSM6-O20tYWRAS0iT5p2YGRyVDEMWZIDKjm1fStRWFIf2VBmePhzo7oq4/s640/DSCF5179.jpg) |
Plongée |
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgna0HtbNGFYr1CfQQ8oHHaHq6GBFn8GJm_EQFUYR-GNF3HJWnGdAobBMLedh7fHxxZ7vFr3usm3QOGVwF61E0JWVetcHAGkGQ1NCK5rCizuqtKC5gjnaXgQZRgWWgA8h8F1w8MrH3WKKs/s640/DSCF5172.jpg) |
Contra-Plongée |
Nenhum comentário:
Postar um comentário