domingo, 8 de dezembro de 2013

Composição Parte II


Outra aula de composição. E dessa vez, não foi pouca coisa que tivemos que assimilar: centralização de assuntos, regra dos terços, a posição dos elementos na foto e perspectivas. Como já se tornou costume, a professora passou uma atividade prática sobre esses elementos de composição. Outro costume é a presença da minha colega/amiga/grude Thainá como minha modelo nas fotos. Escolhi o CAHL, porque - sincera e primeiramente - estava com preguiça de andar por Cachoeira, e também porque acho o campus muito bonito, apesar de cinzento. 


Centralização do Assunto: Quando se quer expor mais de um elemento, mas enfatizar apenas um. Centraliza-se o objeto que quer enfatizar, destacando-o dos demais.

Thainá como objeto central da minha foto, mas também mostra partes do CAHL, e os telhados dos prédios ao redor, além de uma parte da Serra e o céu. 


Regra dos terços: Caso haja muitos objetos em cena, onde todos precisam ser apreciados,  usa-se essa técnica. 
Thainá e a copa das árvores do CAHL disputam o espaço de atenção na foto. 

Posicionamento de Elementos: Uma imagem pode querer passar diversas mensagens, e essa técnica ajuda a transmitir a mensagem desejada. Pois, a partir do momento em que se posiciona algo em determinada posição ou muda a localização de algo existente antes, a mensagem pode transparecer algo completamente diferente. 

Entrando na foto: A impressão que se passa é de que Thainá está indo em direção ao centro da foto, como se seu interesse pelo que está vendo aumentasse ao ponto de querer se aproximar mais. 

Saindo da foto:  A simples mudança de perspectiva, já faz parecer que Thainá está saindo de onde estava, enquanto conversa com alguém e sorri. 


Perspectivas: Subdividida em duas, as perspectivas são o Plongée - que traduzido do Francês, quer dizer "mergulho" - e Contra-Plongée. O Plongée quer dar uma ideia de posição superior de quem vê em relação a quem está sendo visto (elemento da foto), já o contra-plongée, como o nome já indica, é o contrário; quem vê é menor perante quem está sendo visto. 

Plongée

Contra-Plongée


Nenhum comentário:

Postar um comentário