segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Tem caneca pra dar e vender...

Finalmente de volta! Depois do recesso de fim de ano (que durou um mês), a matéria de fotojornalismo voltou. E com esse regresso, os conteúdos fotográficos também voltaram, e as descobertas sobre como manipular a iluminação. A iluminação incide no objeto de três formas distintas: Direta (Produz sombras duras (sol,flash incidente), Rebatida (Produz sombras médias) e Difusa (Produz sombras suaves).



Pauta:
Tema: O Aumento na procura de Canecas Personalizadas.
Retranca: Personalização/Comércio
Local: Estúdio
Informações: Colecionadores de canecas aumentam em número considerável o que leva ao crescimento do mercado de canecas personalizadas e exclusivas, possibilitando uma vertente ascendente no comércio. Onde os clientes e os "artesões" tem oportunidade de uma relação mais direta. O processo de industrialização exclusiva se dá por meio de preferências da clientela somada à criatividade do responsável.
Veículo: Blog
Periodicidade: Semanal
Indicações de Composição:  quatro fotos feitas num estúdio confeccionado pelo aluno, duas em fundo claro (branco) e duas em fundo escuro (preto), incluindo o(s) objeto(s) a ser(em) fotografado(s) [canecas].

Fundo Escuro: 
Iluminação: Fontes de luz em ambos os lados, a esquerda mais próxima e geral, a direita mais afastada e obliqua. 

Iluminação: Caneca Centralizada, com ponto de luz lateral esquerdo e flash frontal. 

Fundo Claro: 
Iluminação: Tempo de exposição 1/3s, dois focos de luz: o esquerdo para o fundo do cenário e o direito direcionado para a lateral do objeto. 


Iluminação: Foco de luz à direita, afastado do objeto provocando sombras no lado esquerdo. E Flash. Numero f / 6.7 ,  exposição 1/100s, ISO 100. 


O Processo: O processo foi interessante, porque além de montar um estúdio em miniatura no cubículo que chamo de quarto, também pude brincar de iluminar pouco ou muito o objeto. E devido ao meu atraso na realização e postagem, por detalhes técnicos, eu pude incluir também a experiência adquirida na aula seguinte, sobre o balanceamento de iluminação.
Montar o estúdio não foi complicado, só foi difícil adaptar ao limite de espaço imposto, já que sou grande e tive q ficar embaixo da minha cama. Tirando esse pequeno empecilho que não impediu nada, achei divertido e realizador fazer essa atividade.
Vale lembrar que as instruções de como montar o mini-estúdio em casa foi disponibilizado pela professora e se encontra disponível nesse link.

Titulo da postagem referente à pauta fotográfica*

Nenhum comentário:

Postar um comentário